quarta-feira, 13 de abril de 2011
NTE 100hs "Tudo Posso Naquele Que Me fortalece"
As tecnologias a serviço da Educação
Mediante a reflexão das nossas práticas pedagógicas concluímos que, nós professores devemos estar atentos aos anseios de nossos alunos em relação as suas curiosidades e reais necessidades de aprendizado; agindo assim, estaremos orientando-os de forma lúdica e satisfatória, contribuindo para sua formação moral e intelectual e que os mesmos sejam capazes de agir como cidadãos conscientes, construindo um mundo melhor.
Estamos vivenciando a era tecnológica na escola, com isso a educação está em constante transformação; exigindo cada vez mais a qualificação do educador, pois o processo ensino e aprendizagem se baseia não somente no ensinar, transmitir conteúdos e sim em trocar informações, com isso precisamos mudar nossa concepção de que, o professor é o único detentor do saber, visto que os nossos alunos trás consigo seu conhecimento de mundo.
Respeitando os conhecimentos prévios de cada aluno, e atendo sua necessidade de aprendizagem, deste modo, faz se necessário a utilização de uma aula mais planejada com os recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar. Para que desta forma consigamos atender suas reais necessidades de aprendizado, contribuindo de forma eficaz e satisfatória para o seu desempenho escolar.
Componentes: Elcimar
Maria Lucia
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Professor Aprendiz TIC Atividade 1
Grupo : Cleybe Araújo
Marlene Borges
Nelma Maria da Silva Carmo
A Prática Pedagógica como Professor e Aprendiz.
O professor deve instigar a curiosidade dos seus alunos trazendo sempre informações atualizadas para a sala de aula e propondo a busca de mais informações sobre o tema para discussão em grupo, onde os alunos possam expor suas ideias e conhecimentos adquiridos através da coleta de dados.
Após a socialização das informações faz se complementação das mesmas com detalhes que não foram abordados. E importante levar em consideração que ambos aprendem e cada um tem seu papel no processo ensino aprendizagem, estamos sempre aprendendo enquanto somos intermediadores do aprendizado.
As mudanças na prática pedagógica fazem se necessárias constantemente e não podemos ficar receosos em aderi-las, são tentativas que podem vir a dar certo para uma clientela e para outra não. Devemos lançar mão de todo e qualquer recurso em função dos objetivos propostos, sem deixar que se perda os valores culturais e morais.
Novas tecnologias surgem a todo momento, porém somos também uma tecnologia que por nossa importância nunca cairemos em desuso ,e as vezes precisamos voltar a mais tradicional , tipo quadro giz para obter sucesso com nossos alunos.
Seremos eternos aprendizes e jamais deixaremos de ser condutores do processo, por mais que nossos alunos tenham tempo para se atualizarem e talvez percebamos despreparados, tecnologicamente falando,mas não deixaremos de ser aqueles que por nossa vez, os orientaremos a ser leitores do mundo e interpretadores da vida.
CURSO 100 HORAS
Itapaci, 07 de abril de 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Atividade 01
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO PROFESSOR APRENDIZ
Na prática pedagógica procuramos despertar a curiosidade dos alunos, através de questionamentos, reflexões e leitura de textos, fazendo com que os mesmos interajam com o conteúdo em pauta e, posteriormente, produzam o conhecimento.
Sabe-se que, atualmente, não podemos trabalhar numa linha tradicional, pois o alunado tem acesso a muitas informações como internet e suas ferramentas. Precisamos inovar e acompanhar as mudanças da sociedade tornando o ambiente de sala de aula atrativo e prazeroso.
Conforme as possibilidades, procuramos utilizar as TIC com os nossos alunos, adequando os conteúdos. Porém, a utilização do Laboratório de Informática está desativado devido a falta de internet e do dinamizador. A Secretaria da Educação não autorizou a modulação do professor dinamizador, isso dificulta a realização de um trabalho eficaz sem o monitoramento do mesmo.
Componentes do Grupo:
Adriana Goveia Lima
Alaide da Silva de Jesus Souza
Andréa Maria Vilela Silveira
Celina Auxiliadora Martins
Fábia Luiz Ferreira Passos
Maria Ivete da Silveira Martins
Nildes Fernandes de Castro Passos
Sandro Peixoto Pires
Vilma Moraes de Souza
curso NTE 2011
ITAPACI; 07/04/2011
CURSO; TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO-100 HORAS
COMPONENTES; NORMA DE FÁTIMA, SUELY DE FÁTIMA, ILMA VENÂNCIO, GEILA FARIAS E KATILENE PENHA
Prática pedagógica como professor aprendiz
No mundo “globalizado” o qual vivemos sempre se faz necessário a nós profissionais comprometidos em buscar sempre novos recursos para aprimorarmos nossa prática pedagógica.
Como professores procuramos levar nosso discente à reflexão, discussão e ação contínua para ampliação diária do conhecimento mútuo;o qual é necessário para que este aprendizado se dê de forma qualitativa.
As novas tecnologias vieram para aperfeiçoar este conhecimento mútuo, onde nós professores temos que orientar e nortear o discente para o desenvolvimento do senso crítico na utilização deste recurso.
Assinar:
Postagens (Atom)